Foz do Iguaçu sobe no ranking de eventos

Foz do Iguaçu subiu para a quarta posição entre as cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, segundo o ranking de 2012 da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).

O ranking, que acaba de ser divulgado, mostra que a cidade subiu quatro posições em relação ao ano anterior. Agora, Foz do Iguaçu está atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O ranking leva em consideração os números de eventos internacionais com classificação ICCA realizados no ano passado. Foram 16, contra oito em 2011.

Para o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Mauro Sebastiany, “a nova colocação no ranking da ICCA coroa o sucesso do Destino Iguaçu no mercado nacional e internacional. Subimos quatro posições em somente um ano, o que demonstra o quanto nos aprimoramos para atender a eventos de grande porte”.

Sebastiany avalia que o resultado apresenta ao Brasil e para todo o mercado mundial de eventos, que Foz do Iguaçu está à altura de cidade de maior porte. “As ações da Gestão Integrada do Turismo trouxeram notoriedade para que atingíssemos este patamar, ao lado de grandes capitais de nosso país”.

Destino de eventos

Com essa nova classificação a cidade se firma mais uma vez como apta e pronta pra receber eventos de todos os portes e com classificação internacional. Em 2012, a cidade recebeu o total de 113 eventos, gerando aproximadamente 600 mil roomnights (diárias), o que proporcionou uma receita de aproximadamente 200 milhões de dólares (seguindo a média de permanência de quatro dias por evento).

Outro dado comemorado pelo setor é que, em relação a 2011, a cidade recebeu um acréscimo de 105% no número de turistas de eventos, chegando a mais de 150 mil pessoas, impacto sentido principalmente pela hotelaria local, isso tudo, sem contar com os acompanhantes, que não são contabilizados pelos eventos.

Mauro Sebastiany afirma que “estes números podem ser muito superiores, porque muitas convenções e eventos corporativos não são informados pels hotéis ao ICVB”.

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, afirma que, “aos poucos, com dedicação, profissionalismo e seriedade, estamos consolidando Foz do Iguaçu como um dos principais destinos de eventos nacionais e internacionais. Parabéns ao Iguassu Convention & Visitors Bureau e a todos os parceiros por essa importante conquista!”

Fonte: Hotel Tarobá.