Especialista Rui Carvalho assume superintendência do Iguassu CVB

Considerado um dos mais renomados especialistas em convention, Rui Carvalho tomou posse na superintendência do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, na quinta-feira (1). Com mais de 30 anos de experiência no mercado, o novo contratado chega à entidade para dar continuidade às ações propostas pela consultoria, realizada há poucos meses, e ampliar a profissionalização na captação de eventos e turistas para o Destino.

A contratação de Rui Carvalho segue as orientações do trabalho de consultoria realizado por Vaniza Schuler, que apresentou uma visão ampla e definitiva das atividades e funções da entidade, propondo reforço na captação de eventos e na promoção da cidade no mercado nacional e internacional. A ideia é aproveitar o atual crescimento do Destino Iguaçu em número de visitantes e exposição de mídia, para planejar trabalhos e ações futuras.

Para o diretor administrativo do ICVB, Enio Eidt, “o ICVB desde sua reestruturação é referência no Brasil e para os parceiros da Gestão Integrada do Turismo de Foz, que foi criada dentro dele, e é natural que continuemos sempre na busca pela excelência. A vinda de Rui Carvalho para a entidade segue esse preceito”.

“Como referência, o ICVB precisa ficar cada dia mais profissional e mais focado nos seus objetivos, e o novo superintendente terá essa função. Com isso, a diretoria atuará mais nas questões estratégicas e de planejamento, e a equipe técnica coordenada por Carvalho terá mais autonomia para gerir o dia a dia da entidade. Com este novo formato a diretoria espera gerar mais e melhores resultados para os mantenedores e, consequentemente, para a cidade”, avalia Eidt.

O presidente do ICVB, Mauro Sebastiany, avalia que 2013 tem sido um ano de profundas mudanças para a entidade, “muitas delas levantadas através da consultoria especializada em gestão de CVBx, e outras sugeridas por sua diretoria e mantenedores. Algumas adaptações são necessárias para correção de rumos, de forma a podermos consolidar nosso destino como um dos destaques no turismo nacional de eventos ou lazer em seus diversos segmentos”.

Sebastiany afirma que a escolha passou por uma criteriosa avalição, “após uma extensa busca por candidatos, entrevistas e diálogos entre a diretoria, optamos por contratar o Rui Carvalho por ser um dos executivos mais experientes e respeitados no setor, e por possuir uma excelente rede de relacionamento nacional e internacional”.

Início
Já empossado no novo cargo, Rui Carvalho acredita que em um prazo de 90 dias será possível fazer um diagnóstico do que precisa ser feito no ICVB. Após essa avaliação será formulada uma estratégia de trabalho, mais dinâmica, mais moderna e com a utilização das ferramentas de gestão mais adequadas. “De forma geral já é possível perceber que a instituição segue um bom caminho. Pretendemos otimizar esse trabalho, a forma de atuação e até mesmo a equipe, em busca da excelência. Queremos que o ICVB seja reconhecido como um dos melhores do país e seja uma referência no setor de marketing de destinos”.

Rui Carvalho
Jornalista e escritor autodidata, comunicador, professor e palestrante, Carvalho é pesquisador da história dos Convention & Visitors Bureaux, e considerado pelo setor como um dos maiores especialistas do Brasil em Marketing de Destinos e Turismo de Eventos. Nascido em Chaves, Portugal, veio para o Brasil em 1976 aos 21 anos, e trabalhou em grandes empresas como Varig, Delta Airlines e Stella Barros. Paralelamente desenvolveu uma carreira de palestrante e publicou, em 2012, o livro “Turismo de Eventos – Atuação e História dos Convention Bureaux no Brasil” pelo sistema independente do Clube de Autores. Na sequência publicou um romance autobiográfico e uma coletânea de poesias.

Em 1999, ao deixar a direção comercial do Parque Hopi Hari e após breve passagem pelo vizinho Wetn’Wild, ambos na região de Campinas, iniciou a trajetória no segmento de convention bureaux ao dirigir o CVB de Campinas (SP). Simultaneamente foi convidado a ocupar a Diretoria de Comunicação da Federação Brasileira de CVBx, onde teve a oportunidade de colaborar com a produção do Guia de Boas Práticas e do Código de Ética da entidade, além de ter contribuído com a implantação e desenvolvimento de dezenas de CVBx em todo o Brasil e até no exterior. Ao longo destes quase 15 anos de carreira no segmento dirigiu, depois de Campinas, os CVBx de Aracaju e Porto Alegre.

Como comunicador foi apresentador do programa Turismo & Ação na TVB (SBT) de Campinas, editor da Revista Bem Vindo e cronista, por mais de duas décadas, de jornais publicados em Portugal. Também foi o autor dos textos do Guia Brasil de CVBx e do Guia da Federação de CVBx de Minas Gerais. Em 2010 colaborou com o projeto Capacitação em Turismo, do Ministério do Turismo, gravando as videoaulas do módulo “Captação de Eventos e Turistas”. Atualmente atua como blogueiro na Revista Eventos, onde escreve sobre o Mercado de Eventos. Desde 01/08/2013 é o Superintendente do Iguassu Convention & Visitors Bureau.

Fonte: H2O Foz