Destino Iguaçu ganha 10 premios por melhores práticas do turismo no Brasil

O Destino Iguaçu foi contemplado pelo Ministério do Turismo, com 10 prêmios referentes ao resultado da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010, na última terça-feira, 7, em Brasília (DF). O troféu foi concedido 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento turístico regional.

As ações premiadas nas melhores práticas 2010 escritas pelo destino, foram dimensões: “Transporte urbano adaptado – Foz do Iguaçu trafegando sobre a linha da inclusão social” (Acesso); “Visite Foz do Iguaçu – Destino do Mundo” (Marketing e Promoção?o do Destino); “Em Foz do Iguaçu, o capital humano é protagonista na excelência do destino” (Capacidade Empresarial); e “Circuito Turístico Especial – um passeio no coração da Usina Hidrelétrica de Itaipu” (Atrativos Turísticos).

Já na premiação práticas Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2010, realizadas pelo FGV, Sebrae e Ministério do Turismo, o Destino Iguaçu foi contemplado com o 1º lugar geral – Destino Não Capital e conquistou mais cinco prêmios nas dimensões: Acesso; Capacidade Empresarial; Serviços e Equipamentos Turísticos; Monitoramento; e Marketing e Promoção do Destino. A premiação é resultado do trabalho eficaz realizado pela gestão integrada entre a Secretaria de Turismo, em parceria com o Iguassu Convention & Visitors Bureau e Itaipu Binacional.

O Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu Felipe Gonzalez representou o Destino Iguaçu. No evento também estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur e gerente do Complexo Turístico Itaipu, Jaime Nascimento (que representou a Itaipu Binacional); Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Secretária de Turismo de Foz, Rosa Maria Corbari Maccali; Fernanda Fedrigo do Instituto Polo Internacional Iguassu; e Paulo Angeli vice-presidente do Comtur/Foz.

De acordo com informações do Ministério do Turismo, o ministro Luiz Barretto, declarou que encerrar o ano com esse reconhecimento é uma demonstração de que o setor tem se tornado cada vez mais competitivo no Brasil. -Ser um destino turístico competitivo transcende o atrativo, puro e simples. O Índice de Competitividade oferece um retrato sobre como os 65 destinos, considerados indutores do turismo em nosso país, tem se desenvolvido, avaliou.

Avaliação

Os projetos recebidos foram avaliados e selecionados, conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010. Infraestrutura geral; acesso; serviços; equipamentos e atrativos turísticos; marketing e promoção; e aspectos ambientais, sociais e culturais são exemplos das dimensões avaliadas. As práticas premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.

Fonte: Eliane Luz/ Assessoria da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.