Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu continuaram registrando crescimento expressivo na visitação durante o mês de maio. No acumulado do ano, os números apontam para a quebra de novos recordes e para a superação das metas anuais estabelecidas pela gestão integrada do turismo.

Com 594.358 visitantes recebidos até o dia 31 de maio, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) apresentou um crescimento de 18% na visitação, no acumulado dos cinco primeiros meses de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, o crescimento foi de mais de 90 mil pessoas.

O franco crescimento mostra que há grandes possibilidades de, até o final do ano, o número de visitantes no parque superar a marca de 1,5 milhão de pessoas. O chefe do PNI, Jorge Pegoraro, está otimista. “O aumento no mês foi de 4,5%, o que é normal para um mês de baixo movimento. Esperamos um movimento maior em junho, devido ao feriado de Corpus Christi, e maior ainda em julho, que é o segundo mês em visitação no parque, perdendo apenas para janeiro”.

No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o crescimento foi ainda mais expressivo: 692.658 passageiros embarcados e desembarcados nos cinco primeiros meses, número 56,07% superior ao acumulado de janeiro a maio de 2010. A média chega a 4.600 passageiros/dia. A estimativa é fechar o ano com cerca de 1,8 milhão de embarques e desembarques.

Na Itaipu, o movimento de turistas cresceu 17,8% nos primeiros cinco meses do ano, proporção próxima a do aumento registrado nas Cataratas. No total, foram 173.884 visitantes a mais.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), Gilmar Piolla, atribui esse crescimento à estratégia bem-sucedida de divulgação e de promoção do Destino Iguaçu. “Com uma eficiente estratégia de marketing e de comunicação, estamos projetando uma nova imagem para o Brasil e o mundo, mostrando nossas qualidades enquanto destino turístico de excelência para lazer, eventos, ecoaventura e compras”, afirma.

“Os números mostram que grande parte dos visitantes que vêm a Foz para conhecer as Cataratas acabam ficando mais um dia para conhecer a Itaipu, o que vem ao encontro da missão da hidrelétrica, de gerar desenvolvimento e renda”, diz Jaime Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Camilo Rorato, presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, considera o crescimento um benefício para toda a cidade. “O crescimento no número de visitantes traz riqueza, empregos, investimentos para a cidade, e isso é sempre positivo”, afirma.

O secretário municipal de Turismo, Felipe González, está confiante na manutenção da boa fase. “O crescimento do turismo em Foz é uma realidade clara. Hoje, temos acessibilidade, com vários voos e companhias aéreas; temos divulgação adequada, feita por gente competente; e temos agentes de mercado comercializando nosso destino pelos canais apropriados. A tendência é crescermos cada vez mais”, aposta.

Fonte: Imprensa ITAIPU Binacional