Cultura e Imagem
Gestores públicos debatem formas de apresentar a Cultura brasileira na Copa do Mundo
A Cultura deve ser encarada como elemento estratégico na divulgação da imagem do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol. Deve ocupar papel central nas discussões que estão sendo realizadas na elaboração do plano de ação governamental durante o megaevento esportivo.
A opinião foi defendida pelo secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), João Roberto Peixe, durante a Mesa Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014, realizada na tarde desta sexta-feira (12), dentro das atividades do Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos, promovido pelo MinC, em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto.
O secretário destacou a importância de se fazer uma ampla abordagem das expressões culturais do país, com enfoque na diversidade, procurando evitar passar uma imagem reducionista da Cultura brasileira, bem como buscar mecanismos de interação dessa diversidade com a economia da cultura.
Ele disse que é preciso pensar a Cultura do país para além do Samba e estabelecer um planejamento conjunto, com as secretarias estaduais e municipais de Cultura, para pensar o espaço que as demais manifestações culturais brasileiras vão ter durante as atividades do mundial de futebol. João Roberto Peixe considera a realização da Copa do Mundo no Brasil uma grande oportunidade para potencializar o turismo e as atividades econômicas nas cidades que irão sediar os jogos.
Na avaliação do secretário, o crescimento urbano deve ser pensado como fator de desenvolvimento cultural nas cidades, de forma a valorizar os espaços públicos e as expressões artísticas locais. Os jogos do mundial de futebol serão realizados em 12 cidades brasileiras, distribuídas nas cinco regiões do país, mas o impacto econômico e cultural se fará muito além. Um exemplo disto é o envolvimento de outros 140 municípios que já foram selecionados para sediarem os treinamentos dos jogos da Copa.
Os representantes do Ministério do Esporte, Joel Benim, da Secretaria Geral da Presidência, Larissa Beltramin, e do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), Jeferson Dantas Navolar, também compuseram o mesa de debates desta sexta-feira (12 agosto). No final do dia, as propostas elaboradas nos grupos de trabalho do seminário foram sistematizadas e apresentadas ao plenário para servirem de contribuição no plano de ação governamental para a Copa do Mundo.
Fonte: IAB-PR – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná