Foz do Iguaçu acaba de ser eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor destino turístico do Brasil entre localidades do interior do país. A cidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu, ficou em primeiro lugar na categoria “não capital” do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional –
Relatório Brasil 2009. A entrega do prêmio foi realizada nesta terça-feira (8), em Brasília.
A cidade de São Paulo aparece como a capital brasileira mais bem estruturada para receber turistas no país. Participaram da avaliação do Ministério do Turismo 65 destinos que foram avaliados em 13 dimensões. Entre as “não capitais”, Foz do Iguaçu obteve a melhor pontuação em cinco dimensões: acesso; serviços e equipamentos Turísticos; marketing e promoção do destino; capacidade empresarial; e aspectos ambientais.
A entrega do prêmio teve a presença do secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, que atribuiu a conquista à união do trade turístico de Foz do Iguaçu. “É um prêmio ao esforço e à participação de todos aqueles que se envolveram na melhoria dos serviços e atrações da cidade. Além disso, o prêmio serve de estímulo para que o trabalho continue”, destacou Gonzalez, ressaltando que Foz ficou à frente de atrações consagradas da Serra Gaúcha e do litoral nordestino.
Entre as não capitais, além de Foz do Iguaçu, foram premiadas Ouro Preto (MG), Porto Seguro (BA), Maraú (BA), Balneário Camboriú (SC), Gramado (RS) e Bento Gonçalves (RS).
O jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, observa que a premiação do Ministério do Turismo é um indicativo do sucesso da estratégia de unir iniciativa privada e governo em torno da promoção do destino Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior. “É o reconhecimento ao trabalho integrado que estamos fazendo para fortalecer e consolidar Foz do Iguaçu como Destino do Mundo”, afirmou Piolla, que representa Itaipu junto ao trade.
A união do trade turístico de Foz teve início em 2007. Desde então, o número de turistas em visita à cidade não para de crescer. Em 2008, o Parque acional do Iguaçu – principal atração do destino – atingiu a marca histórica de 1,1 milhão de visitantes. “Passamos a ser um destino mais gabaritado, que oferece melhores serviços, e isso só habilita a atendermos cada vez melhor os nossos visitantes”, afirma Felipe Gonzalez.
Entre as ações desenvolvidas em conjunto pelo trade está a campanha publicitária “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, que passou a divulgar o destino em eventos nacionais e internacionais. “Estamos transformando a imagem de Foz do Iguaçu, tornando-a referência em ecoturismo, em turismo de eventos e turismo de compras para o Brasil e também para o exterior”, destaca Gilmar Piolla.
Fonte: votecataratas.com