A Sociedade Brasileira de Genética tem a satisfação de anunciar o seu próximo encontro na bela Foz do Iguaçu, no Rafain Palace Hotel e Centro de Convenções, de 11 a 14 de setembro. O Tema deste ano será “Genética e Sustentabilidade”, em referência às importantes contribuições que a Genética tem dado ao desenvolvimento da civilização humana, observando as estratégias de melhorar nossa qualidade de vida, ao mesmo tempo em que busca soluções que preservem nosso ambiente. Essas contribuições eminentemente científicas, em áreas tão diversas como saúde e biodiversidade, devem ser alvo de ricas apresentações e discussões, que possibilitam fortalecer não só nossa própria vida acadêmica e formação de pesquisadores mais jovens, como também trazer as bases para uma melhora do conhecimento científico da sociedade brasileira. Este tema coincide com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em nosso país, a Rio + 20, o que coloca nossa comunidade de geneticistas em sintonia com a Agenda Global de Meio Ambiente. Acreditamos ainda que a proximidade com o fantástico Parque Nacional das Cataratas propiciará uma oportunidade de apreciar as belezas naturais, o que certamente nos levará a refletir sobre nossas obrigações e respeitos necessários com a natureza.
Sem dúvida, um dos elementos-chave para o progresso científico é o intercâmbio de informações entre pesquisadores, objetivo que certamente será atingido em nosso 58º Congresso, sempre na expectativa de contribuir com a melhoria da qualidade da Ciência de nosso país.
Outra atividade importante a ser realizada em nosso Congresso será o evento Genética na Praça, que visa principalmente divulgar e popularizar a Genética, contribuindo para a formação e estímulo de jovens da sociedade brasileira.
Gostaria ainda de ressaltar que, este ano, a SBG homenageia a Dra. Catarina S. Takahashi (USP-RP), que durante toda sua vida profissional sempre buscou realizar seus trabalhos científicos com qualidade, além de prestigiar e ajudar o desenvolvimento da Genética no país.
Fonte: Biologias